A droga se faz amiga, mas ela quer sua vida

A droga se faz amiga, mas ela quer sua vida
A droga se faz amiga, mas ela quer sua vida

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Diadema realiza o lançamento do Plano de Enfrentamento ao Crack nesta sexta-feira, dia 17

Por Ana Maria Machado

A Prefeitura de Diadema realiza hoje, dia 17, o lançamento do ‘Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas de Diadema’. A programação do evento ocorrerá no Centro Cultural Diadema – Teatro Clara Nunes, à Rua Graciosa, 300 – Centro – Diadema. Às 14h, haverá palestra do Dr. Roberto Tikanori, do Ministério da Saúde voltada aos funcionários e público em geral. A Dra. Paulina Duarte, da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, virá ao evento representando o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

A partir das 15h30, tem início a cerimônia de lançamento, que contará com apresentação de informações sobre o Plano de Enfrentamento pela secretária de Saúde de Diadema, Aparecida Linhares Pimenta e exibição de vídeo temático sobre o assunto, com depoimento de secretários municipais, técnicos e histórico de usuários de drogas.

O Plano pressupõe uma série de ações, programas e serviços envolvendo o poder público e a sociedade. Como forma de potencializar as ações junto à comunidade, a Prefeitura também preparou uma campanha. “A droga é uma roubada fácil de entrar, mas difícil de sair“ é o tema de uma cartilha educativa produzida para explicar as principais dúvidas sobre as drogas. A cidade terá recursos do Ministério da Saúde para ampliar os serviços de atendimento aos usuários de crack e outras drogas.

As primeiras ações do Plano têm início já no próximo mês, com os trabalhos de dois consultórios de rua que funcionarão em carros adaptados e que levarão as equipes até os locais onde se concentram usuários de crack. As abordagens visam estabelecer vínculos, e serão realizadas de maneira lúdica, procurando incentivar cuidados com a saúde e redução dos danos relativos ao uso da droga.

O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) passa a funcionar 24h e terá inicio os cursos da Escola de Redução de Danos, que capacitará Agentes Comunitários de Saúde e profissionais das demais secretarias municipais.

Um estudo realizado nos primeiros meses do ano, com 164 pacientes atendidos no CAPS-AD mostrou que 80 deles estavam na faixa etária entre 21 a 30 anos. De acordo com a pesquisa, cerca de 30 jovens utilizam exclusivamente o crack, ocupando a segunda posição no gráfico. No primeiro lugar,cerca de 45 pessoas utilizam concomitantemente álcool, maconha e cocaína. Em terceiro lugar, 20 pessoas declararam usar maconha e cocaína.

O Plano tem a participação das diversas secretarias municipais, para que o governo possa trabalhar de maneira integrada, na prevenção do uso do crack e outras drogas, na reinserção do dependente químico, e também na diminuição da oferta da droga.

Diretrizes - O Plano tem como diretrizes: priorizar a educação e a prevenção ao uso de drogas; ênfase no tratamento ao usuário e ao dependente químico, bem como na reinserção de usuários de crack e outras drogas; fortalecimento das redes de atenção para usuários, por meio da articulação das ações de saúde e da assistência social; articulação instersetorial - saúde, assistência social, defesa social, educação, esportes, cultura, desenvolvimento econômico, habitação, juventude;formação e educação permanente para os profissionais envolvidos nas ações, disseminação de informações qualificadas sobre drogas; fortalecimento de ações para redução da oferta de drogas.

Eixos - São eixos do Plano Integrado para o Enfrentamento do Crack e Outras Drogas de Diadema, Prevenção, Reinserção Social, Redução dos Danos à Saúde, Redução da Oferta, Rede de Cuidados e Capacitação de profissionais. Para cada eixo, houve o levantamento de ações a serem realizadas, as áreas responsáveis e outras áreas envolvidas.

Aprevenção do uso do Crack e de outras drogas, um dos eixos do Plano, será também uma parte importante do trabalho, tanto com a criança, como com o adolescente e o adulto. Além da ação específica para reinserção social e tratamento, haverá um conjunto de ações para prevenir o uso das drogas, com campanhas educativas, o trabalho nas UBSs, nas Escolas de Esportes, e na Educação.

A arte do Grafite para divulgar a campanha - Como uma das formas para que o Plano chegue aos jovens, teve inicio uma campanha que leva às ruas a discussão, incluindo o uso do grafite, com a participação do artista grafiteiro Antonio Souza Neto, o Tota.

Evento - A cerimônia de lançamento contará com a presença de movimentos sociais organizados, religiosos, Promotoria de Justiça, deputados federais e estaduais, vereadores, prefeito, Polícias Civil e Militar, CIESP e CEBRID, entre outros.
Serviço:
Lançamento do Plano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas
Dia 17, 14h – Teatro Clara Nunes – no Centro Cultural Diadema
Rua Graciosa, 300 - Centro

 http://www.diadema.sp.gov.br/cidadao/noticias/4423-diadema-realiza-o-lancamento-do-plano-de-enfrentamento-ao-crack-nesta-sexta-feira-dia-17.html