A droga se faz amiga, mas ela quer sua vida

A droga se faz amiga, mas ela quer sua vida
A droga se faz amiga, mas ela quer sua vida

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Alento em Ti

Alento em Ti


Meu Deus tu és o meu sustento
Com tuas, fortes mãos
Não tenho mais sofrimento
 Pois tu é a solução


Nos vales da sombra da morte
Tu és minha grande luz
Não temerei minha sorte
Agora já tenho Jesus


O inimigo quis me acusar
Do meu passado cruel
Mas estou  resgatado
Pelo grande Emanuel


Minha vida agora é outra
Eu tenho um grande amor
Estou firmado na rocha
Jesus é meu bom pastor

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Coned cria comissão para regulamentar comunidades terapêuticas

Governo do Estado de São Paulo 
 
O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned), vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, instituiu na última quinta-feira, 27 de outubro, um grupo de trabalho para realizar um mapeamento de comunidades terapêuticas no Estado de São Paulo. A comissão também deverá analisar diretrizes para a regulamentação das instituições que prestam serviços de atenção a dependentes químicos.
A partir do dia 7 de novembro, os conselheiros discutirão os parâmetros mínimos de funcionamento dessas comunidades. Formada por uma equipe interdisciplinar, com a participação da Coordenação Estadual de Políticas sobre Drogas (Coed), a comissão pretende oferecer subsídios para a elaboração de um decreto estadual que regulamente o funcionamento dessas entidades.
“Esperamos concluir o trabalho no prazo de seis meses”, afirmou o presidente do Coned, Mauro Aranha. O conselho buscará, através das prefeituras e secretarias estaduais, informações sobre comunidades em todo o Estado. Os patamares mínimos para a autorização de funcionamento, terão como base as recomendações do Manual de Orientação para Instalação e Funcionamento das Comunidades Terapêuticas no Estado de São Paulo, lançado em setembro pelo Coned.
“Das 240 comunidades que se cadastraram no Coned em 2010, apenas 10% solicitaram parecer de avaliação do Coned”. O parecer é necessário para a inclusão da entidade em programas governamentais de financiamento. Os dados indicam que 90% das entidades estão fora dos padrões pré-estabelecidos pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e pelo Ministério da Saúde.
Pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UNB) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), indica que cerca de 80% dos tratamentos de dependência são feitos pelas comunidades terapêuticas.

Novo bafômetro detecta embriaguez sem assoprar

Ele flagra o motorista embriagado assim que ele conversa com o policial. Polêmica chega a Sorocaba
Diário de São Paulo - Mayco Geretti


Mais divulgada do que a própria Lei Seca – que surgiu com a promessa de que levaria motoristas embriagados para a prisão como forma de tornar o trânsito mais seguro – somente a informação de que o motorista não é obrigado a soprar o bafômetro, impossibilitando que seja apontado de forma eletrônica que ele está sob o efeito de álcool. Um novo bafômetro que começa a ser utilizado no Estado, no entanto, promete não dar trégua a quem tentar burlar a fiscalização: o equipamento consegue identificar embriagados assim que eles conversam com um policial.
O chamado etilômetro passivo, que começou a ser usado em bloqueios na Capital no final de semana e em breve passará a ser entregue às unidades de CPI (Comando de Policiamento do Interior) espalhadas pelo Estado – Sorocaba sedia o CPI/7, ajuda principalmente na triagem de quem está embriagado.
Hoje cabe ao policial identificar motoristas que aparentam ter consumido álcool e, para estes, tentar aplicar o teste de bafômetro convencional. Cerca de 5% do total de motoristas parado chega a ser convidado a fazer o teste.  “Não fazemos com todos os motoristas e nem por amostragem.
Não se trata de sorte. Aplicamos o teste em quem tem algum sinal de embriaguez, como a fala pastosa ou o olhar e os reflexos lentos”, explica o coronel Vitor Gusmão, comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar. “É claro que a percepção  do policial é passível de falha e um motorista que bebeu pode conseguir disfarçar e ser liberado.”  

Pela conversa: Ao contrário do bafômetro convencional,  o novo equipamento é sensível para captar partículas de álcool liberadas no ar durante uma conversa. O álcool fica detectável a até pouco mais de um metro de distância do aparelho.
O equipamento, no entanto, mostra em seu visor apenas as inscrições positivo (para a presença de álcool) ou negativo. Se der positivo, o motorista é convidado a soprar o bafômetro convencional, capaz de fornecer o índice de álcool presente no sangue.
Caso negue, é feito o encaminhamento à delegacia para a realização de exame de sangue. Em caso de nova recusa, é realizado o exame clínico, com um médico observando  sinais visuais e locomotores para atestar a embriaguez .
Quem se recusar a soprar o bafômetro, no entanto, estará submetido às mesmas sanções impostas a quem é flagrado com teor alcoólico acima de 0,33 miligrama de álcool por litro de expelido dos pulmões, como suspensão da carteira por um ano, multa de R$ 957 e instauração de um inquérito criminal.


Equipamento não pode ‘enganar’ 
Segundo especialista da Ordem dos Advogados do Brasil, novo bafômetro não pode ser usado sem que motorista seja avisado


O novo bafômetro nem bem entrou em operação e já gera polêmica. Fábio Cenci, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Sorocaba, afirma que o equipamento tem que ser usado de forma transparente e não para “enganar” o condutor abordado. 
“O motorista tem que saber que está sendo submetido a um teste. Mesmo que seja utilizado apenas para fins de triagem, é necessário que o policial alerte o motorista antes de usá-lo.”
Mesmo princípio: O aviso deve ser dado, segundo Cenci, como respeito ao mesmo principio que possibilita que os motoristas não soprem o bafômetro convencional: a premissa de não produzir provas contra si. “Pela lei um motorista que se sentir incomodado pode, por exemplo, ficar calado, não emitindo uma palavra sequer até ser levado à delegacia caso não queira participar do teste.”
O professor de Direito Penal Francisco Vasconcelos afirma que o ideal é que o motorista assine um termo dizendo que concordou em participar do teste. “É importante que as autoridades tenham subsídios para atestar que obtiveram provas de forma lícita, garantindo a lisura do processo. É uma forma dos policiais não produzirem provas que serão inutilizadas.”
Mais branda: A Lei Seca é polêmica na medida em que possibilita diferentes interpretações sobre um mesmo fato. Decisão recente do Supremo Tribunal Federal julgou como culposo (sem intenção) um acidente com morte causado por um motorista embriagado. Na decisão, que abriu um perigoso precedente que poderá gerar uma diversos recursos, os ministros afirmaram que o motorista em questão não havia bebido pensando em matar, logo, não tinha a intenção

Ruas de Ouro

Ruas de ouro


Jesus, Jesus, Jesus;Tu és meu tesouro Bis
Jesus, Jesus, Jesus;
Na cidade de ruas de Ouro

Na grande assembléia; Quero contigo estar;
Dando glórias e aleluias;
E só a ti exaltar.


Naquele lindo dia;Preparado quero estar;
A ti Jesus querido;
Sempre, sempre a louvar.

Jesus, Jesus, Jesus;Tu és meu tesouro Bis
Jesus, Jesus, Jesus;
Na cidade de ruas de Ouro


Não vai ter mais tristeza;Angustia ou rancor;
Doenças serão curadas
Por Jesus o meu Senhor

Com todos os remidos;
Também eu quero estar;
E só nas ruas de ouro;
Com Jesus a caminhar;

Jesus, Jesus, Jesus;Tu és meu tesouro Bis
 Jesus, Jesus, Jesus;
Na cidade de ruas de Ouro 

http://blogdohugopaiva.blogspot.com/p/louvores-de-minha-autoria.html

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Parlamentares conhecem experiência europeia de políticas contra drogas

Agência Senado


Um grupo de parlamentares está na Europa para conhecer experiências que possam auxiliar o Brasil na formulação de políticas públicas de enfrentamento ao uso de drogas. A iniciativa é da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outras Drogas.
Os parlamentares vão conhecer os métodos de prevenção, tratamento, acolhimento e reinserção social dos usuários de drogas de cada país visitado. Eles também querem conhecer legislações sobre o tema, o sistema de financiamento em cada país, a rede de qualificação profissional e as políticas de prevenção ao uso de drogas.
"É uma viagem que vai referendar o trabalho da Subcomissão a partir do conhecimento in loco de experiências exitosas no enfrentamento ao uso de drogas e vai subsidiar a organização de uma conferência nacional sobre o tema", disse o presidente da Subcomissão, senador Wellington Dias (PT-PI).
Nesta segunda-feira (31), a comissão está em Estocolmo, Suécia, para encontros com parlamentares e representantes do Ministério da Saúde daquele país, responsáveis pelas políticas públicas para os dependentes químicos. A programação ainda inclui visitas a Haia (Holanda), Londres (Inglaterra) e Lisboa (Portugal). Eles retornam ao Brasil no sábado (5).
Além do senador Wellington Dias, o grupo é integrado pelos deputados federais Iracema Portella (PP-PI), Givaldo Carimbão (PSB-AL) e Rosane Ferreira (PV-PR); e pela Secretária Estadual do Governo do Mato Grosso do Sul, Tânia Mara Garib.
Iara Farias Borges / Agência Senado
Fonte:uniad.

O direito de não usar drogas


Estado de São Paulo
Recentemente, divulgou-se a opinião sobre o futuro da política de drogas no Brasil do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que defende maior liberdade de uso da maconha. Fernando Henrique disse que um mundo sem drogas é inimaginável, expressando a visão da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia. Ao alegar que a sociedade conviverá sempre com as drogas, defende com uma clara distorção da racionalidade a ideia de que isso deveria tornar os usuários imunes ao sistema criminal. Teríamos uma inovação na área dos direitos humanos, na qual todos nós deveríamos ter o direito de continuar usando drogas ilícitas, independentemente das consequências negativas para o indivíduo e para a sociedade. Por essa visão, seria um abuso dos direitos individuais qualquer constrangimento ao uso de drogas.
No Brasil, a lei que regula o consumo de substâncias (Lei nº 11.343/2006) trouxe mudanças significativas, com menor rigor penal para o usuário. Ainda não se sabe se produziu alguma diminuição do consumo de drogas. Todas as evidências indicam o contrário. Em relação à maconha e à cocaína, somos um dos poucos países do mundo onde o consumo está aumentando. No mínimo, essa nova lei não impediu esse aumento. Estamos com maior liberdade para usar drogas, mas os usuários continuam tão desinformados e desassistidos de tratamento quanto antes.
A defesa do direito ao uso de drogas é uma visão por demais simplista e não leva em consideração a complexidade do uso de substâncias, em particular as modificações que o uso de drogas provoca no sistema nervoso central. Parte-se do princípio de que todos os usuários de drogas teriam plenas capacidades de decidir sobre o seu consumo. Não podemos afirmar que todos os que usam drogas estejam comprometidos quanto ao seu julgamento, mas podemos argumentar que uma parte significativa dos usuários apresenta diminuição de sua capacidade de tomar decisões.
As drogas que produzem dependência alteram a capacidade de escolher quando, quanto e onde usar. É ilusório pensar que um dependente químico tenha total liberdade sobre o seu comportamento e possa decidir plenamente sobre a interrupção do uso. É por isso que os dependentes persistem no comportamento, com grandes prejuízos individuais, para sua família e para a sociedade.
Se, por um lado, a opinião de Fernando Henrique carece de legitimidade com relação aos direitos humanos básicos, pois não existe um direito ao uso de drogas ilícitas, por outro, temos aspectos do debate que não foram mencionados. Por exemplo: existe uma relação entre saúde e direitos humanos. As Nações Unidas e a Organização Mundial da Saúde desenvolveram recentemente o conceito de que todos deveriam ter o direito ao mais alto padrão de saúde possível (right to the highest attainable standard of health). É um conceito relativamente novo, com não mais de dez anos. Afasta-se de declarações vagas sobre saúde e responsabiliza a sociedade e o sistema de saúde pela implementação de políticas que garantam a qualidade dos cuidados.
Recentemente o Estado de São Paulo deu um bom exemplo de garantia do mais alto padrão de saúde possível ao proibir o fumo em todos os ambientes fechados. O que se garantiu nessa nova lei não foi o direito de fumar, mas o direito de a maioria da população ser preservada do dano da fumaça. Mesmo os fumantes têm o seu direito a um mais alto padrão de saúde garantido ao ser estimulado a fumar menos. Esse foi um exemplo de como é possível termos intervenções governamentais que preservem o direito à saúde e ao mesmo tempo sinalizem uma intolerância ao consumo de uma droga que mata um número substancial de cidadãos.
Experiências de sucesso em outros países apontam na direção de combinar estratégias, do setor de Justiça com o setor educacional e de saúde, para que se obtenham melhores resultados. Leis que sejam respeitadas e fiscalizadas tendo como objetivo o bem comum. A Lei Seca, que proíbe o beber e dirigir, identifica o indivíduo e impõe sanções, também pode ser um exemplo, pelo número de vidas salvas até o momento. O fato de se criar uma intolerância com o fumar ou com o beber e dirigir em nenhum momento produziu desrespeito aos cidadãos que fumam ou bebem.
No Brasil não temos uma política de prevenção do uso de drogas. Deixamos os milhões de crianças e adolescentes absolutamente sem nenhum tipo de orientação sobre prevenção do uso de substâncias. Fornecemos muito mais informações sobre o meio ambiente do que com os cuidados de saúde. Temos uma boa política de prevenção ambiental, mas não temos com relação às drogas. Não temos um sistema de tratamento compatível com a magnitude do problema, deixando milhares de usuários completamente desassistidos.
O tema proposto por Fernando Henrique Cardoso é importante, traz a oportunidade de debatermos que tipo de política construir para a próxima geração. Queremos uma sociedade em que o uso de drogas seja um direito adquirido? Ou queremos uma sociedade muito mais ativa, em que o sistema de Justiça funcione em sintonia com os sistemas de saúde e educacional e possamos criar ações baseadas em evidências científicas para diminuir o custo social das drogas?
Talvez um mundo sem drogas jamais exista. Como também não existirá um mundo sem crimes ambientais ou sem violações dos direitos humanos. Isso, no entanto, não é desculpa para descartar o ideal e continuar a lutar pelo objetivo de um mundo melhor. Tolerar as drogas, banalizar o seu consumo não é a melhor opção para uma sociedade que valorize a saúde e os melhores valores de respeito à dignidade humana.
Ronaldo Laranjeira, professor titular de Psiquiatria da Unifesp, é coordenador do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas (Inpad) do CNPq
Fonte:UNIAD.com

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradece às milhares de pessoas que lhe enviaram mensagens de apoio...

http://www.youtube.com/watch_popup?v=fYRizGM1ajc

Chega de Lamento

Nome da canção
Chega de Lamento

Letra: Hugo Paiva
Musica
Solfejo
Nº 5
10/10/2011


Venha pra Jesus, ele é a solução     2x
Venha pra Jesus, ele é a salvação


Se sua vida é de choro;
Jesus é a solução;
Ela te dá tua liberdade;
E converte corações.      (MC 1:17)    



Venha pra Jesus, ele é a solução     2x
Venha pra Jesus, ele é a salvação


Se estais desanimado;
Não tem mais com quem contar;
Fale a ele seus problemas;
Que a vitória vai chegar.



Venha pra Jesus, ele é a solução     2x
Venha pra Jesus, ele é a salvação


Ele é o grande eu sou;
Pra ele nada é impossivel;         (MC 1: 37)
Ele reina eternamente;                (MC  1: 33)
Cristo filho do Deus Vivo.           (MT  16:16)



Venha pra Jesus, ele é a solução     2x
Venha pra Jesus, ele é a salvação


Obs: Entre Parenteses Ex: Mc significa Livro de Marcos ou Mt Livro de Mateus  

Jesus é a Solução

Nome da Canção
Jesus é a Solução
Letra: Hugo paiva
Musica:
Solfejo:
Nº 4
Data:02/10/2011

Não se preocupe irmão  2x
Se a igreja é de Jesus
Pra que tanta afobação


Você tá nessa luta;
Reclamando da sua vida;
E achando que seu caso;
Já não tem mais saída;
Não se preocupe meu irmão;
A sua hora vai chegar;
Jesus Cristo é contigo;
elevai te abençoar.


 Não se preocupe irmão  2x
Se a igreja é de Jesus
Pra que tanta afobação


Tua prova é passageira;
e não vai permanecer;
nosso Deus é verdadeiro;
ele é cheio de poder;
de batalha em batalha;
Jesus é a solução;
levante tua cabeça;
acredite meu irmão. 

Família de Deus

Nome da Canção:
Familia de Deus
Letra: Hugo Paiva
Música:
Solfejo
Nº 3
Data: 03/10/2011

Sou da familia assembléiana,
e aqui nesta igreja
nos cultos de oração.
Pedimos pra todos necessitados,
por Jesus fui ensinado,
a pregar a salvação.

Sabendo que seremos nós curados,
e também nós libertados,
em tremenda comunhão.
Ai levantamos um clamor,
a Deus nosso redentor
queesta nos altos céus.

E assim como todos os remidos,
que aqui estão em Cristo,
em louvor e adoração.
Ao pai que é todo poderoso,
e de coração bondoso,
aos seus filhos atendeu.

Te agradeço por este povo tão unido;
e por todos convertidos,
em  Cristo Jesus.
Combatendo   sempre o bom  combate.
em qualquer parte,
esperando a salvação.

Povo Liberto

Nome da Canção:
Povo Liberto
Letra: Hugo paiva
Música:
Solfejo:
Nº 2
Data: 24/09/2011

Vem povo de Deus
Que é hora de marchar
O altar da fumegando 
E não, da mais para parar

Foi assim lá no deserto,
que o destino era inserto
Mas Deus deu a solução,
e o povo foi liberto.

Agora eu quero ver, você louvar com alegria.
Sentir a emoção e o despertar todo seu dia
Jesus é a solução, meu coração é todo d'ele!

Sou mais feliz agora;
passou a prova,                  BIS        
Jesus é rei

Êxodo 15: 1

Nome da Canção: 
Êxodo 15:1
Letra: Hugo Paiva
Música:
Solfejo:
Nº 1
Data: O3/O9/2011

Meu pai, entro em tua presença nesta hora;
e agradeço a ti por tudo que me fez.
Mesmo eu sendo um pecador oh oh;
tu me escolheste como filho teu!

Meu pai, lembro de quando eu era um pecador;
e resgatado por Jesus meu salvador.
E tudo que fiz foi para o mar do esquecimento,
e tu em  mim , fez nova morada!

Meu pai, tu que fizeste em mim um novo ser!
Agora só a ti eu quero agradecer.
e como moisés te engrandecer e, e;
cantarei ao meu senhor, porque sumamente se exaltou.

Meu pai, como me alegro em tua presença;
e como criança em sua inocência;
olhar pra ti, sorrir pra ti, abrir meus braços;
te engrandecer, e exaltar só a ti.

Johann Sebastian Bach - Jesus Bleibet Meine Freude-Bwv 147

PMSP: Secretário confirma concurso para professores

Prefeitura: secretário confirma concurso para professores

Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo deve publicar até dezembro o edital do seu próximo concurso público. O concurso será para preenchimento das vagas criadas pela Lei 15.387, tanto para o quadro de apoio quanto para o magistério. A lei cria 1.895 vagas, sendo 1.089 para professor de educação infantil e ensino fundamental I, 243 para coordenador pedagógico, 205 para diretor de escola, 164 para assistente de diretor de escola, 179 para auxiliar técnico de educação e 15 para secretário de escola. Como assistente de diretor e secretário são cargos comissionados não devem ser indicados no edital.

Para professores, a remuneração e de R$ 2.491 para quem possui formação em magistério e R$ 2.787,50 para quem possui licenciatura plena. O salário já incluibenefícios de abono complementar de R$ 434,19, vale-refeição de R$ 253,88, vale-alimentação de R$ 219,81 e vale-transporte de R$ 160,50. Para os demais cargos as remunerações sac de R$ 2.432,82 para coordenadores, R $2.759,27 para diretor e R$ 722,84 para auxiliares, além dos benefícios, que são os mesmos, exceto o abono complementar. 

Para concorrer a professor e necessário possuir licenciatura plena em Pedagogia, curso normal superior ou habilitação normal para o magistério correspondente ao ensino médio. Para coordenador pedagógico, licenciatura plena em Pedagogia, também sendo considerada pós-graduação stricto sensu em Educação, com mínimo de 800 horas. Também é exigida experiência mínima de três anos no magistério. Para diretor, Iicenciatura plena em Pedagogia e três anos de experiência mínima no magistério e para auxiliar, ensino médio.

A Secretaria ainda conta com um concurso em validade, mas o numero de remanescentes não será suficiente para suprir a demanda de servidores nas novas escolasque serão inauguradas. "Devemos divulgar novos editais até o final deste ano. Nosso interesse e manter o módulo de servidores completo", explicou o secretario municipal de Educação, Alexandre Scheneider, em declaração recente a FOLHA DIRIGIDA. Ele ressaltou que já está adiantado o processo de construção de 51 escolas e que até o final do ano serão inauguradas mais 100 novas unidades. "A ideia é, até o fim da gestão, construir aproximadamente 200 novas unidades escolares", reiterou. O ultimo concurso para professor de educação infantil e ensino fundamental I ocorreu em 2010. Ao todo, o concurso contou com 8.247 aprovados, sendo 3.877 nomeados.



Folha Dirigida - 05/08/2011

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SP dobrará número de leitos para tratar dependentes de álcool e outras drogas



Ampliação da rede de internação e atendimento a dependentes químicos integra o Programa Estadual de Políticas sobre Álcool e Drogas
 
A Secretaria de Estado da Saúde vai dobrar, em dois anos, o número de leitos para internação de pessoas com dependência em álcool e outras drogas no Estado de São Paulo. A medida integra o Programa Estadual de Políticas sobre Álcool e Drogas.
A proposta é expandir o número de clínicas para tratamento gratuito dos dependentes químicos pelo Estado, em regime de internação de curta permanência e atendimento multidisciplinar, além de ampliar e integrar os serviços já existentes, formando, desta forma, uma grande rede.
São Paulo possui hoje cerca de 400 leitos exclusivos para internação de curta permanência e tratamento de dependentes químicos, na capital, Grande São Paulo e interior. Essas vagas são custeadas pelo governo do Estado, já que a atual política de saúde mental Ministério da Saúde não prevê tratamento de dependentes por intermédio de internação. Até 2013 este número deverá chegar a 800 leitos.
"A proposta das novas clínicas de reabilitação é que, além de medicação específica, os pacientes em tratamento recebam atendimento psicológico individual e coletivo e participem de atividades físicas e esportivas, além de realizar terapias ocupacionais", afirma o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.
O objetivo é oferecer um modelo voltado à desintoxicação, mas fora do ambiente de enfermaria hospitalar. Caberá aos municípios realizar a triagem desses pacientes, verificando a necessidade de internação. Ao longo do primeiro semestre deste ano foi realizado um grande mapeamento da oferta atual de serviços e leitos para dependência química. O Estado foi dividido em cinco macrorregiões, onde as novas clínicas deverão ser instaladas: Grande São Paulo, Bauru/Botucatu, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e São João da Boa Vista. Alguns locais ainda serão definidos.
Na cidade de São Paulo, o Hospital das Clínicas da FMUSP terá um prédio voltado, exclusivamente, ao tratamento de dependência química. Com 52 leitos, dos quais 40 para adultos e 12 para adolescentes, o local também abrigará uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (Caps-ad), que atenderá 25 pacientes de alta complexidade por dia, e uma unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que receberá até 14 famílias diariamente.
O centro do HC contará com equipes multidisciplinares, com assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos, responsáveis por conhecer o cenário social do paciente: se ele tem emprego, família, quem são os amigos e se o uso de drogas e álcool faz parte do dia-a-dia dele. Também haverá escritórios, centros de pesquisa, salas de aula e salas de reuniões para familiares. A unidade, que deverá ser implantada em uma área de 3 mil metros quadrados do Hospital Cotoxó (serviço hospitalar do HC no bairro da Pompéia), terá como finalidade, além da assistência aos dependentes químicos, testar novos tratamentos e expandi-los para outras regiões do país.
Ainda na capital paulista a Secretaria deverá transformar o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde Mental) Água Funda, na zona sul, em um centro exclusivo para tratamento de dependência química.
Neste novo serviço, serão disponibilizados 130 leitos exclusivos para dependentes de Álcool e Drogas ao longo do primeiro semestre de 2012. Além disso, o Hospital Psiquiátrico Lacan, em São Bernardo do Campo, oferecerá leitos de internação exclusivos para grávidas adolescentes, além de 40 novos leitos destinados a adolescentes dependentes químicos.
O atendimento realizado no Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas) será ampliado. Além dos cerca de 1 mil atendimentos por mês atualmente realizados por equipe multiprofissional, também funcionará como porta de entrada para os dependentes químicos que circulam na "Cracolândia", acolhendo pessoas com síndrome de abstinência leve e moderada, por até 12 horas.
Em Botucatu, interior paulista, o governo está investindo mais de R$ 12 milhões para a implantação do Serviço de Atendimento Psiquiátrico para Dependentes Químicos, Álcool e Drogas, que começará a funcionar no primeiro semestre de 2012. Serão 3,7 mil m² de área construída divididos em oito blocos, com 76 leitos, dos quais 10 voltados para desintoxicação. Outras regiões do Estado também contarão com serviços de internação especializados em álcool e drogas.
 

Edital para convênios - Projetos de Coleta e Reciclagem de Materiais

Edital de Chamamento nº 001 - Projetos de Coleta e Reciclagem de Materiais



A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) publicou nesta quarta-feira (26), no Diário Oficial da União – DOU, o Edital de Chamamento Público nº 001/2011-DENSP/Funasa/MS, para apresentação de Projetos relativos à ação de “Implementação de Projetos de Coleta e Reciclagem de Materiais”.

Este Edital de Chamamento Público tem por objeto a seleção de projetos de Associações ou Cooperativas, sem fins lucrativos, voltadas diretamente às atividades de coleta e processamento de material reciclável, a serem apoiadas financeiramente pela Funasa, por meio de celebração de Termo de Convênio.

Poderão participar deste Edital as Associações ou Cooperativas de todo o território nacional, de qualquer região, estado e município, incluindo o Distrito Federal e desde que integradas por catadores de materiais recicláveis.

Para implementação do disposto no objeto deste Edital, as Associações e Cooperativas selecionadas serão apoiadas por projeto em até R$ 250.000,00 (duzentos e cinqüenta mil reais) pela Funasa.

A ação representa um investimento total de R$ 8.500.000,00, com estimativa de contemplar no mínimo 34 (trinta e quatro) Associações ou Cooperativas, até atingir o total do recurso orçamentário disponibilizado para esta ação.

Nas propostas a serem apresentadas estão previstas apenas despesas qualificadas como de investimento, atendendo as seguintes finalidades:

a) Construção de galpão de triagem;
b) Aquisição de equipamentos para operacionalização das unidades de triagem; e
c) Aquisição de caminhões a serem utilizados nas atividades de coleta e transporte de materiais recicláveis.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (0XX61) 3314.6622 ou no endereço eletrônico apoioaoscatadores@funasa.gov.br.

Clique nos links abaixo para ter acesso ao Edital e seus anexos.


Edital de Chamamento

Anexo I - Projeto Básico.doc

Anexo II - Modelo de Comprovação de Contrapartida.doc

Anexo III - Modelo de Declaraçõa de Anuência do Órgão Responsável ou Prefeitura.doc

Anexo IV - Modelo de Declaração de Inexistência de Bloqueio.docx


Anexo V - Modelo de Declaração de Inexistência de Trabalho Infantil.doc

Anexo VI - Modelo de Declaração de Constituição Exclusiva de Catadores.doc

Anexo VII - Modelo de Declaração de Parceria com Governo.docx

Anexo VIII - Modelo de Declaração de Inserção Comercial.doc

Anexo IX - Modelo de Declaração de Cumprimento ao Decreto nº 5940.doc

Anexo X - Modelo de Declaração de Parceria com Condomínios Residenciais.doc

Anexo XI - Modelo de Declaração de Exp. em Proj. de Coleta Seletiva ou Reciclagem.doc
Anexo XII - Modelo de Declaração de Parceria com Instituições de Ensino.doc


Anexo XIII - Modelo de Declaração de Parceria com Associações Comunitárias ou Prefeituras.doc

Anexo XIV - Modelo de Declaração de Participação em Redes ou Fóruns.doc

Anexo XV - Termo de Referência.pdf


Anexo XVI - Modelo de Declaração de não celebração de conv. de mesmo obj.doc

Publicado em 26/10/2011 às 14h47.